Seletividade de herbicidas e dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura do girassol para a produção de biodiesel

  • Maria Helena Tabim Mascarenhas Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Décio Karam Embrapa Milho e Sorgo
  • José Francisco Rabelo Lara Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Resumo

Os experimentos foram instalados em Prudente de Morais, MG, em 2010 e 2011, com o objetivo de avaliar a seletividade e a eficácia de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência na cultura do girassol, bem como de estudar a dinâmica populacional de plantas daninhas. O trabalho de 2010 foi conduzido em casa de vegetação em delineamento em blocos ao acaso com 11 tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram constituídos por dez herbicidas, sendo quatro pré-emergentes e seis pós-emergentes (alachlor, imazaquin, metribuzin, trifluralin, chlorimuron-ethyl, fenoxaprop-p-ethyl, [fluazifop-p + fomesafen], imazapyr, imazethapyr e sethoxydim) e uma testemunha. Foram avaliados os efeitos fitotóxicos, altura das plantas, número de folhas e a biomassa seca da parte aérea e raízes aos 60 dias após a aplicação. Em 2011 o trabalho foi conduzido a campo, em delineamento de blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram dos herbicidas alachlor e trifluralin (pré-emergência), fenoxaprop-p-ethyl e sethoxydim (pós-emergência) e duas testemunhas (capinada e sem capina). Foram avaliados o ciclo da cultura, o início de florescimento, a altura de plantas, o diâmetro do caule, a maturação fisiológica dos aquênios, o diâmetro de capítulos, o número de plantas quebradas, o número de plantas acamadas, o estande final e o rendimento de aquênios. Com base nos resultados pode-se concluir que os herbicidas que apresentaram maior fitotoxicidade ao girassol foram: imazaquin, metribuzin, chlorimuron-ethyl, [fluazifop-p + fomesafen], imazapyr e imazethapyr. Os herbicidas pré-emergentes alachlor e trifluralin, e os pós-emergentes fenoxaprop-p-ethyl e sethoxydim mostraram-se seletivos para o girassol. O fenoxaprop-p-ethyl poderá vir a ser utilizado em um programa de manejo integrado de plantas daninhas no girassol, pois apenas trifluralin, alachlor e sethoxydim são herbicidas registrados para esta cultura.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Pesquisadora da EPAMIG desde 1974, atuando na área de herbicidas e plantas daninhas
##submission.authorWithAffiliation##
Pesquisador da área de herbicidas e plantas daninhas.
##submission.authorWithAffiliation##
Pesquisador da área de herbicidas e plantas daninhas
Publicado
2012-08-10
Como Citar
MASCARENHAS, Maria Helena Tabim; KARAM, Décio; LARA, José Francisco Rabelo. Seletividade de herbicidas e dinâmica populacional de plantas daninhas na cultura do girassol para a produção de biodiesel. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 174-186, ago. 2012. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/155>. Acesso em: 09 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v11i2.155.
Seção
Seletividade de herbicidas a espécies cultivadas

Palavras-chave

Helianthus annuus L.; fitotoxicidade; produtividade; oleaginosas