Sistemas de dessecação em áreas de trigo no inverno e atividade residual de herbicidas na soja

  • Antonio Mendes de Oliveira Neto Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Jamil Constantin
  • Rubem Silvério Oliveira Júnior
  • Naiara Guerra
  • Guilherme Braga Pereira Braz
  • Lélio Marcos Silva Vilela
  • Lucas Von Pinho Botelho
  • Lucas André Ávila

Resumo

O sistema de cultivo praticado no inverno tem impacto direto na infestação de Conyza spp na safra seguinte. Desta forma, o objetivo-se avaliar a eficiência da dessecação de manejo no controle de Conyza spp. em áreas cultivadas com trigo durante o inverno, bem como avaliar o efeito residual dos herbicidas no controle de plantas daninhas no início do ciclo da cultura da soja. O experimento foi conduzido em duas localidades durante os meses de novembro de 2010 e janeiro de 2011, no Rio Grande do Sul (Condor e Estação). Os tratamentos foram compostos por uma testemunha sem herbicida e por misturas em tanque de herbicidas. Todas as misturas continham glyphosate a 720 g e.a. ha-1. O glyphosate foi combinado com 2,4-D (402 g e.a. ha-1), diclosulam (25,2 g i.a. ha-1), chlorimuron-ethyl (10, 20 e 25g i.a. ha-1), e com chlorimuron + flumioxazin (15+50; 20+50; 25+50; 15+60; 20+60 e 25+60 g i.a. ha-1). Avaliou-se a porcentagem de controle da dessecação, a densidade de plantas daninhas por m2 e o estádio de desenvolvimento das plantas daninhas. As misturas de glyphosate com chlorimuron-ethyl + flumioxazin, chlorimuron-ethyl e diclosulam, independentemente das doses, foram eficazes para o controle de Conyza spp. na dessecação. Os tratamentos com glyphosate + chlorimuron-ethyl + flumioxazin foram os únicos tratamentos eficazes na supressão do crescimento de novos fluxos de E. heterophylla em Condor. Todas as misturas contendo chlorimuron-ethyl + flumioxazin, chlorimuron-ethyl ou diclosulam suprimiram o desenvolvimento inicial de Digitaria spp., Sida rhombifolia e Ipomoea triloba em Estação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Titulou-se Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista-ESAPP. Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Concentra suas pesquisas em biologia e manejo de plantas daninhas, e tecnologia de aplicação de herbicidas.

Publicado
2013-04-10
Como Citar
OLIVEIRA NETO, Antonio Mendes de et al. Sistemas de dessecação em áreas de trigo no inverno e atividade residual de herbicidas na soja. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 14-22, abr. 2013. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/190>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v12i1.190.
Seção
Manejo de plantas daninhas

Palavras-chave

Buva; Conyza spp.; eficiência; mistura em tanque