Curvas de dose-resposta e eficácia de herbicidas inibidores da enzima ALS aplicados em pré-emergência sobre espécies de Amaranthus
Resumo
Plantas daninhas do gênero Amaranthus podem causar grandes perdas de produtividade nas culturas de interesse econômico se não controladas corretamente, entre elas do algodoeiro. Para que isso não aconteça é necessário a correta identificação das espécies, além da adequação de herbicidas e doses a serem utilizadas. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver as curvas de dose-resposta de herbicidas inibidores da enzima ALS (trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium) aplicados em pré-emergência, afim de verificar a eficácia de controle sobre espécies de Amaranthus (A. hybridus, A. viridis, A. lividus e A. deflexus) e a diferença de suscetibilidade entre elas. Para cada herbicida foram conduzidos experimentos isolados, onde as doses utilizadas em g ha-1 foram: 0,0; 1,8; 3,7; 7,5; 15,0 e 30,0 para trifloxysulfuron-sodium e 0; 35; 70; 140; 280 e 560 para pyrithiobac-sodium, equivalentes a 0, ¼, ½, 1, 2 e 4 vezes a dose comercial recomendada para solos de textura franco-argilosa. Os resultados indicaram que as doses utilizadas nas curvas de dose-respostas de trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium proporcionaram controles acima de 80% para todas as espécies de Amaranthus, caracterizando a possibilidade de utilização dos herbicidas em aplicações em pré-emergência. Houve diferença de suscetibilidade entre as espécies de Amaranthus, sendo A. hybridus e A. lividus as mais suscetÃveis a ambos herbicidas.
Publicado
2013-04-10
Como Citar
FRANCISCHINI, Alessandra Constantin et al.
Curvas de dose-resposta e eficácia de herbicidas inibidores da enzima ALS aplicados em pré-emergência sobre espécies de Amaranthus.
Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 68-77, abr. 2013.
ISSN 2236-1065.
Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/195>. Acesso em: 10 jan. 2025.
doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v12i1.195.
Seção
Resistência de plantas daninhas a herbicidas
Palavras-chave
trifloxysulfuron-sodium; pyrithiobac-sodium; suscetibilidade