Fitossociologia de plantas daninhas em cultivos de feijão sobre diferentes manejos de herbicidas

  • Lucas Heringer Barcellos Júnior
  • Gustavo Antônio Mendes Pereira
  • Nayara Pereira Capobiango
  • Daniel Valadão Silva
  • Renan Rodrigues Braga
  • Evander Alves Ferreira

Resumo

O conhecimento das alterações na comunidade infestante provocado pelo manejo de plantas daninhas é importante para definição de estratégias eficientes para o controle destas. Realizou-se um experimento de campo para avaliar os efeitos do uso de herbicidas em diferentes alturas de barra na dinâmica de plantas daninhas e produtividade do feijoeiro. Adotou-se arranjo fatorial em esquema 3x4+1, constituído pela combinação de três herbicidas (fomesafen, fluazifop-p-butil e sua mistura) e quatro alturas de barras do pulverizador (0,20; 0,30; 0,40 e 0,50 m) e mais a testemunha sem capina. Aos 30 dias após aplicação (DAA) determinou-se os seguintes índices fitossociológicos: frequência relativa, densidade relativa, dominância relativa, índice de valor de importância e índice de similaridade. Aos 60 DAA foi determinada a produtividade. Antes da instalação do experimento foram identificadas 22 espécies em toda área experimental. As espécies Alternanthera tenella, Chelidonium majus, Digitaria horizontalis e Bidens pilosa predominaram na área cultivada em que não houve controle. A redução da altura de barras na aplicação do fomesafen reduziu a importância das espécies eudicotiledôneas. Nas parcelas com aplicação de fomesafen + fluazifop-p-butil o número de infestantes eudicotiledôneas foi superior às demais, com predominância de A. tenella e B. pilosa. No geral, o índice de similaridade entre os diferentes herbicidas e as diferentes alturas de barra foi baixo, o que indica que os tratamentos aplicados resultam em diferentes populações de plantas daninhas. O feijoeiro reduz a diversidade de plantas daninhas e a aplicação de herbicidas altera a infestação destas com consequência no ganho em produtividade.

Publicado
2016-09-10
Como Citar
BARCELLOS JúNIOR, Lucas Heringer et al. Fitossociologia de plantas daninhas em cultivos de feijão sobre diferentes manejos de herbicidas. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 221-231, set. 2016. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/479>. Acesso em: 09 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v15i3.479.
Seção
Manejo de plantas daninhas

Palavras-chave

fluazifop-p-butil; fomesafen; mistura de herbicidas em tanque; Phaseolus vulgaris; tecnologia de aplicação de herbicidas