Parâmetros tecnológicos e produtivos da cana-de-açúcar quando submetida à aplicação de maturadores químicos no início de safra

  • Ronaldo da Silva Viana Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas -Unesp- Campus de Dracena
  • Lucas Aparecido Manzani Lisboa Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas -Unesp- Campus de Dracena
  • Paulo Alexandre Monteiro Figueiredo Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas -Unesp- Campus de Dracena
  • Arthur Duarte Rodrigues Neto Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas -Unesp- Campus de Dracena

Resumo

O uso de maturadores químicos é uma realidade no setor sucroenergético. O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros tecnológicos e produtivos da cana-de-açúcar, quando submetida à aplicação de maturadores químicos no início de safra. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados arranjados em parcelas subdivididas, com 4 repetições. As parcelas principais consistiram da aplicação dos seguintes produtos com suas respectivas dosagens: controle - sem aplicação; sulfometuron-metil 0,02 kg ha-1 + glyphosate 0,15 L ha-1; etephon 0,34 L ha-1 + glyphosate 0,15 L ha-1; glyphosate 0,35 L ha-1; compostos de radicais carboxílicos orgânicos 1,0 L ha-1 + glyphosate 0,15 L ha-1. As subparcelas foram constituídas de diferentes épocas de avaliação: 0, 15 e 30 dias após a aplicação dos produtos. As amostras foram colhidas manualmente e encaminhadas ao laboratório para determinação do brix, pol, açúcares redutores, açúcares redutores totais, fibra, pureza, umidade e açúcar teórico recuperável. Além disso, foram determinados os parâmetros produtivos: toneladas de colmos por hectare e toneladas de açúcar por hectare. Por fim, foram realizadas as análises dos teores de ácido chiquímico e ácido salicílico. A aplicação da mistura de maturadores químicos compostos de radicais carboxílicos orgânicos + glyphosate apresentou um incremento para os parâmetros tecnológicos da cana-de-açúcar aos 15 dias após a aplicação (DAA), seguido pelo tratamento com a aplicação de glyphosate aos 30 DAA.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo -(UFES) (2005) Campus Alegre - ES. Concluiu mestrado em agronomia, Ãrea de concentração em produção vegetal pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho -(UNESP) (2007) Campus Jaboticabal - SP, doutorado em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - (UNESP)(2011) Campus Botucatu -SP. Pós - Doutorado em agronomia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - (UNESP)(2013) campus Ilha solteira- SP. Docente da Faculdade de tecnologia de Araçatuba (FATEC) Campus Araçatuba -SP de 2008 à 2015. Coordenador do curso de agronomia da Fundação Educacional de Penápolis -SP de janeiro de 2015 à julho de 2015. Atualmente é Professor da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho -(UNESP) Campus Dracena nas áreas de Agroenergia, Tecnologia do açúcar e alcool e Biocombustíveis.Tem experiência em diversas na área da Agronomia e Biocombustíveis com ênfase na Tecnologia do açúcar e processos fermentativos, produção de cana de açúcar, produção de sorgo sacarino atuando principalmente nos seguintes temas: Morfofisiologia vegetal, Fisiologia vegetal, Fisiologia da maturação, Germinação de especies cultivadas, Estresse biótico e abiótico de plantas cultivadas.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui Graduação em Ciências/Biologia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Jales (2006). Doutor em Sistemas de Produção com Tese defendida na área de Produção Vegetal e Morfofisiologia Vegetal - pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Responsável pelos Laboratórios de Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal e Forragens da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp Campus de Dracena/SP. Realiza pesquisas nas áreas de Fisiologia Vegetal, Morfologia e Anatomia Vegetal e Nutrição Vegetal.
##submission.authorWithAffiliation##
Profissional com graduação em Engenharia Agronômica pela ESAL- Escola Superior de Agricultura de Lavras, situada em Lavras-Minas Gerais, em 1989. Até 1993 foi Supervisor Agrícola da USINA GOIASA, situada em Goiatuba-GO. Concluiu o curso de Mestrado em Agronomia, Ãrea de concentração em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras em 1995 e Doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras em 2000. Realizou Pós Doutorado em Agronomia, área de concentração Fitotecnia pela UFV - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, tendo concluído em 2002. Desde 2003 é Docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp - Campus de Dracena, Estado de São Paulo. Obteve a Livre Docência em 2011, passando a exercer a função de Professor Adjunto. Tem experiência em diversas áreas da Agronomia e com maior ênfase na cultura da cana de açúcar, atuando principalmente nos seguintes temas: "Morfofisiologia vegetal"; "Fisiologia da produção agrícola"; "Fitotecnia" e "Manejo de resíduos agropecuários". Desde o mês de março de 2013 até setembro de 2015 exerceu a função de Dirigente, como Coordenador Executivo, da Unesp Câmpus de Dracena - Estado de São Paulo, Brasil. A partir de novembro de 2015 passou a exercer a função de Diretor Geral da FCAT - Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp de Dracena.
##submission.authorWithAffiliation##

Cursando Engenharia Agronômica na UNESP-FCAT Dracena. Atua em projetos na área de fitotecnia e fisiologia vegetal principalmente de culturas destinadas à
produção de energia.

Publicado
2017-03-10
Como Citar
VIANA, Ronaldo da Silva et al. Parâmetros tecnológicos e produtivos da cana-de-açúcar quando submetida à aplicação de maturadores químicos no início de safra. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 67-75, mar. 2017. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/496>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v16i1.496.
Seção
Fisiologia e bioquímica de herbicidas

Palavras-chave

fitorreguladores; herbicidas; qualidade da matéria-prima; Saccharum spp.