-
Caio Ferraz de Campos
Universidade Estadual Paulista
-
Hermeson dos Santos Vitorino
Universidade Estadual Paulista
-
Dagoberto Martins
Universidade Estadual Paulista
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o controle de plantas daninhas com o herbicida diuron aplicado em pré e pós-emergência em condição de sombreamento e pleno sol. Foi estudado o efeito proporcionado pelo herbicida diuron na formulação 500 SC nas doses de 3,2 e 4,8 L p.c. ha-1 sobre as plantas de Euphorbia heterophylla, Ipomoea grandifolia e Raphanus raphanistrum aplicados em pré-emergência e as mesmas doses aplicadas em pós-emergência foram testadas nas plantas de E. heterophylla, Senna occidentalis e I. grandifolia. Para ambas as formas de aplicação, um conjunto de vasos foi semeado e mantido em condições de pleno sol e outro sob uma malha de polietileno que permitiu que 30% da radiação solar atingisse os vasos. Tanto para aplicação do diuron em pré como em pós-emergência foram eficientes no controle das plantas daninhas, com ação mais lenta das plantas submetidas ao sombreamento, independentemente da dose utilizada.
Biografia do Autor
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro Agrônomo pela FCA/UNESP de Botucatu/SP, mestrado em andamento pela FCA/UNESP de Botucatu/SP. Experiência na University of Arkansas. Atualmente é Pesquisador Crop Protection R&D - Dow AgroSciences
##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Engenharia Agronômica (2008) pela Universidade Federal de Alagoas, atuandso principalmente na cultura da cana-de-açúcar nas áreas: Herbicidas, fisiologia vegetal e estresse hÃdrico. Mestre e Doutorando pelo programa Agricultura (Matologia - 2009-2010) na Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Agronômicas pelo Departamento de Produção Vegetal, atuando nas áreas de matologia, estresse hÃdrico e o controle de plantas daninhas proporcionados pelos defensivos agrÃcolas e influência das plantas daninhas em ecossistemas agrÃcolas.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação (1984), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (1988 e 1992, respectivamente) em agronomia pela FCAV/UNESP de Jaboticabal/SP. Atualmente é Prof. Livre Docente pela FCA/UNESP de Botucatu/SP (2004) e Coordenador Adjunto da área de Ciências Agrárias I da Capes. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: planta daninha, herbicida, planta aquática, seletividade, biotecnologia, levantamento de flora, alelopatia, anatomia, tecnologia de aplicação de defensivos e reguladores de crescimento.
Seção
Manejo de plantas daninhas
Palavras-chave
herbicida; luminosidade; controle quÃmico