Sensibilidade de plantas de café micorrizadas à herbicidas

  • Felipe Paolinelli Carvalho Universidade federal de Viçosa
  • André Cabral França Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Miguel Henrique Rosa Franco Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Moisés Avelar Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Samuel Dias Moreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ademilson Oliveira Alecrim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • José Barbosa dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito de herbicidas aplicados em pós-emergência em plantas de café arábica inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares. O experimento foi conduzido em esquema fatorial 2 x 6, sendo mudas de café arábica cultivar Catuaí IAC 99 inoculadas e não inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares, e cinco herbicidas (chlorimuron-ethyl, oxyfluorfen, fluazifop-p-butil, fomesafen, [fluazifop-p-butil+fomesafen]) e uma testemunha, com quatro repetições. As mudas inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares (Rhizophagus clarus e Gigaspora margarita) e produzidas em sacolas plásticas contendo solo e esterco (3:1) foram transplantadas para vasos de 20 dm3 de solo, no estádio de cinco pares de folhas. No estádio de sete pares de folhas foram submetidas a aplicação dos herbicidas. Após a aplicação do herbicida foram mensuradas: porcentagem de intoxicação, altura, área foliar, volume radicular, matéria seca das folhas e raízes, teor nutricional da folha e colonização radicular. Observou-se que a aplicação de chlorimuron-ethyl, oxyfluorfen e [fluazifop-p-butil+fomesafen] resultaram em menor incremento das variáveis e maior intoxicação. O fluazifop-p-butil apresentou maior seletividade para as plantas de café. As plantas inoculadas obtiveram maior colonização radicular de fungos micorrízicos que as não inoculadas. Apenas o fluazifop-p-butil não causou interferência na colonização, sendo que as plantas inoculadas mostraram menor intoxicação que as não inoculadas. Considerando todos os parâmetros avaliados conclui-se que as plantas de café arábica cultivar Catuaí Vermelho IAC 99 inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares apresentaram maior tolerância ao fluazifop-p-butil. Da mesma forma, conclui-se também que plantas de café quando inoculadas com FMAs apresentaram-se mais tolerantes aos efeitos negativos dos herbicidas chlorimuron-ethyl, fomesafen, oxyfluorfen e [fluazifop-p-butil+fomesafen].  

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Agronômo - UFVJM

Mestre Produção Vegetal - UFVJM

Doutorando em fitotcnia - UFV

##submission.authorWithAffiliation##
Professor Adjunto II - Agronomia - UFVJMCafeicultura
##submission.authorWithAffiliation##

Agronômo, Mestre em Produção Vegetal pela UFVJM.

Departamento de Ciências Agrárias

##submission.authorWithAffiliation##

Agronomo pela UFVJM.

Departamento de Ciências Agrárias

##submission.authorWithAffiliation##
Agronômo, Mestrando em Produção Vegetal pela UFVJM.
Departamento de Ciências Agrárias
##submission.authorWithAffiliation##
Estudante Agronômia - UFVJM
##submission.authorWithAffiliation##
Professor Plantas dainhas - UFVJMDiretor de Pós GraduaçãoPortaria 1653 de 05/12/2012Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - UFVJM
Publicado
2014-08-10
Como Citar
CARVALHO, Felipe Paolinelli et al. Sensibilidade de plantas de café micorrizadas à herbicidas. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 134-142, ago. 2014. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/226>. Acesso em: 09 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v13i2.226.
Seção
Fisiologia e bioquímica de herbicidas

Palavras-chave

Coffea arabica; fungos micorrízicos arbusculares; seletividade; tolerância