-
Caio Augusto De Castro Grossi Brunharo
University of California at Davis
-
Pedro Jacob Christoffoleti
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo
-
Marcelo Nicolai
Agrocon Assessoria Agronômica LTDA
Resumo
Com o advento de culturas geneticamente modificadas para a tolerância ao herbicida não-seletivo amônio glufosinato no Brasil, associado à sua importância como herbicida alternativo à s áreas infestadas por plantas daninhas resistentes ao glyphosate, o conhecimento de certos aspectos sobre seu mecanismo de ação, particularidades da molécula e manejo consciente tornam-se necessários. Nesse sentido, a presente revisão de literatura foi realizada na tentativa de abranger, à luz do atual conhecimento, os conceitos sobre a bioquÃmica envolvida no mecanismo de ação desse importante herbicida, sua dinâmica de entrada na célula vegetal, sua utilização em culturas geneticamente modificadas e seu “manejo protetivoâ€, com a intensão de prolongar ao máximo possÃvel essa indispensável ferramenta do sistema de produção de alimentos.
Biografia do Autor
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro Agrônomo e Mestre em ciências, área de concentração fitotecnia, ambos pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Realiza PhD na University of California, Davis.Â
##submission.authorWithAffiliation##
Obteve sua graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ - Universidade de São Paulo - USP (1981), mestrado em Agronomia, área de concentração em Fitotecnia pela ESALQ - USP (1988) e doutorado em Weed Science - Colorado State Universty - CSU (1992). Atualmente é professor associado - livre docente da Universidade de São Paulo - ESALQ - Departamento de Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando em ensino de graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa, principalmente em temas relacionados a: biologia e manejo de plantas daninhas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, manejo de plantas daninhas em culturas anuais e perenes, com ênfase nas culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro Agronômo pela ESALQ - Universidade de São Paulo (2001), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Fitotecnia pela ESALQ (Universidade de São Paulo). Gerente Técnico da AGROCON ASSESSORIA AGRONÔMICA LTDA (2009-2011). Pós-Doutorando em Fitotecnia - ESALQ-USP. Tem experiência em pesquisas aplicadas ao desenvolvimento e posicionamento de defensivos agricolas, com enfase nas culturas de cana-de-açúcar, eucalipto, citrus, soja e milho.
Seção
Revisão de Literatura
Palavras-chave
Cultura tolerante; planta daninha resistente; OGM; mecanismo de ação