Pontas hidráulicas, adjuvante e horários de aplicação de fomesafen no controle de picão-preto

  • João de Deus Godinho Junior Universidade Federal de Viçosa
  • José Márcio de Sousa Júnior
  • Guilherme Andrade Gontijo
  • Renato Adriane Alves Ruas

Resumo

A aplicação de defensivos agrícolas é afetada por diversos fatores, dentre eles, destaca-se o momento da aplicação, que pode variar de acordo com o alvo, o produto aplicado e equipamento utilizado. Objetivou-se avaliar pontas hidráulicas, adjuvante e horários de aplicação de fomesafen no controle de picão-preto. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 4x2x2, com o primeiro fator constituído de quatro pontas (API-11002; jato leque simples-JLS, AD/D-11002; jato leque duplo-JLD, AVI TWIN-11002; jato leque duplo com indução de ar-JLDIA, e APM-09502; jato leque simples de impacto-JLSIP). O segundo de dois horários de aplicação (3 e 16 horas) e o terceiro de duas misturas em tanque (com e sem adição de adjuvante espalhante adesivo não iônico). Os tratamentos foram avaliados sete, 14 e 21 dias após à aplicação, através do número de plantas vivas, altura das plantas, análise visual e aos 21 dias foi feita matéria seca da parte aérea. A aplicação às 16 horas proporcionou maior controle de todas as características avaliadas, a ponta JLSIP se destacou causando maior redução de matéria seca e de plantas vivas e a adição de adjuvante potencializou o controle da aplicação às 16 horas. O horário de aplicação influencia a ação do herbicida fomesafen, sendo que, sua aplicação às 16 horas proporciona maior controle de B. pilosa em relação à realizada às 3 horas. A ponta JLSIP aumenta a ação de fomesafen e a adição de adjuvante potencializa o efeito desta ponta e da aplicação realizada às 16 horas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa CAMPUS de Rio Paranaíba. Atuando no Grupo de Pesquisas em Mecanização Agrícola - GPMA UFV-CRP, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, estagiário em cooperativas e associações ligadas ao Projeto Educampo, e estagiário do Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira (Soja Plus). (Contato: joao.ufv.agro@gmail.com / +55 (34) 99104-0985). 
Publicado
2015-12-10
Como Citar
GODINHO JUNIOR, João de Deus et al. Pontas hidráulicas, adjuvante e horários de aplicação de fomesafen no controle de picão-preto. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 14, n. 4, p. 326-332, dez. 2015. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/433>. Acesso em: 09 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v14i4.433.
Seção
Tecnologia de aplicação de herbicidas

Palavras-chave

Bidens pilosa; condições climáticas; horário de aplicação; inibidor PROTOX