Associação dos herbicidas diclosulam e glyphosate na dessecação visando o controle residual de plantas daninhas na cultura da soja
Resumo
A associação dos herbicidas glyphosate e diclosulam na dessecação pode diminuir a presença de plantas daninhas por maior perÃodo, favorecendo assim o desenvolvimento e a produtividade das plantas de soja. Objetivou-se verificar a eficiência do herbicida diclosulam associado ao glyphosate, na dessecação para plantio direto da cultura de soja RR, cultivada no sistema plante e aplique. A cobertura vegetal presente foi Urochloa ruziziensis com 4,4 t ha-1, distribuÃda uniformemente sobre a área experimental. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos constituÃram-se na aplicação de glyphosate a 1,2 kg ha-1 de equivalente ácido (e.a.) + diclosulam a 25,2 g ha-1 de ingrediente ativo (i.a.) em pré-semeadura da cultura sem a aplicação complementar, glyphosate a 1,2 kg ha-1 de e.a. + diclosulam a 25,2 g ha-1 de i.a. em pré-semeadura da cultura + glyphosate a 1,2 kg ha-1e.a. em complementação e glyphosate a 1,2 kg ha-1 de e.a. em pré-semeadura + glyphosate a 1,2 kg ha-1 de e.a. em complementação. Foram avaliados os seguintes parâmetros: reinfestação inicial e densidade relativa de plantas daninhas aos 31 dias após a dessecação, reinfestação de plantas daninhas no perÃodo da colheita, dificuldade de colheita mecanizada, número de vagens por planta, peso de 1000 grãos e produtividade de grãos. A associação do herbicida diclosulam ao glyphosate auxilia no manejo inicial da comunidade infestante no cultivo da soja, sem, no entanto, dispensar a aplicação complementar do herbicida glyphosate.
Publicado
2016-06-15
Como Citar
SANTOS, Tássia Tuane Moreira dos et al.
Associação dos herbicidas diclosulam e glyphosate na dessecação visando o controle residual de plantas daninhas na cultura da soja.
Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 138-147, jun. 2016.
ISSN 2236-1065.
Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/460>. Acesso em: 10 jan. 2025.
doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v15i2.460.
Seção
Manejo de plantas daninhas
Palavras-chave
cobertura vegetal; Glycine max; mistura de herbicidas; plantio direto