Editorial

  • Daniel Valadão Silva Equipe de Transição (2015)
  • José Barbosa dos Santos
  • Leandro Galon
  • André Andres
  • Pedro Jacob Christoffoleti
  • Fernando Storniolo Adegas
  • Rubem Silvério de Oliveira Jr.

Resumo

A Equipe Editorial da Revista Brasileira de Herbicidas – RBH tem a honra de apresentar o primeiro número do ano de 2016. A obra é composta por doze trabalhos de revisão com temas de relevante impacto à pesquisa sobre controle químico de plantas daninhas. Os autores são renomados pesquisadores brasileiros, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa.

O ano de 2016 tem significado especial para a RBH por se tratar do momento de consolidação do periódico como uma das principais fontes de informações sobre o Manejo Integrado de Plantas Daninhas, com ênfase no controle químico. Uma grande reforma foi proposta pela nova equipe de editores, alterando significativamente desde o sistema de submissão à visualização do paper na versão final. O resultado já pode ser constatado pela redução do tempo entre a submissão e a publicação dos artigos aceitos.

Essa edição especial também é celebrada num momento ímpar para a Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas – SBCPD. Em 2016, comemora-se a 30ª edição do Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas (CBCPD), confirmado para a cidade de Curitiba entre os dias 22 e 26 de agosto. O evento espera reunir mais de 1000 congressista entre estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e pesquisadores do Brasil e de vários países.

Após o impressionante sucesso da 29º CBCPD realizado em Gramado (RS), acredita-se que Curitiba será um excelente ambiente para discutir o presente progresso na Ciência das Plantas Daninhas, o desenvolvimento de novos herbicidas com base em novos conceitos, e os avanços na resistência de plantas daninhas a herbicidas que irão mudar nossa abordagem no manejo das culturas nos próximos anos

Hoje, é fácil de imaginar um futuro onde a ciência das plantas daninhas será baseada em uma compreensão mais profunda dos conceitos fundamentais da biologia das plantas daninhas, tecnologia de aplicação, comportamento ambiental de herbicidas, novas traits, e o desafio de resistência de plantas daninhas a herbicidas. Cientistas de plantas daninhas estão agora capacitados, podendo usufruir dos maiores avanços alcançados nos últimos anos em fisiologia de herbicidas e biotecnologia das culturas. O 30º CBCPD será uma oportunidade única para ouvir líderes de opinião em todo o mundo que irão partilhar conosco as inovações recentes em seus respectivos campos.

Jovens cientistas e estudantes são especialmente incentivados a apresentar seus recentes descobrimentos por meio da sessão de pôster. Um bom número de atividades está sobre preparação para atender a próxima geração de cientistas de plantas daninhas. Além disso, um grande esforço está em andamento para encorajar a participação de um número significativo de consultores e extensionistas, o que vai trazer uma nova abordagem refrescante para pesquisa e universidades.

Estamos ansiosos recebê-los em Curitiba, uma das cidades mais charmosas do Brasil.

Com os nossos melhores cumprimentos pessoais.

Publicado
2016-03-15
Como Citar
SILVA, Daniel Valadão et al. Editorial. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 1, mar. 2016. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/463>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v15i1.463.