Ação de herbicidas inibidores da PROTOX sobre o desenvolvimento, acamamento e produtividade da soja

  • Mateus Gallon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Géderson Luiz Buzzello Universidade Federal do Paraná
  • Michelangelo Muzell Trezzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Francielli Diesel Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Henrique Luis da Silva Instituto Agronômico do Paraná

Resumo

A soja é a espécie leguminosa mais importante mundialmente e por isso investimentos em tecnologia são necessários para o aumento da produtividade e redução de fatores adversos à cultura. Na região Sul do Brasil, são frequentes os problemas ocasionados pelo acamamento de plantas de algumas cultivares de soja. Este trabalho objetivou avaliar os efeitos da aplicação de herbicidas inibidores da enzima Protoporfirinogênio Oxidase (PROTOX) sobre o desenvolvimento, rendimento de grãos e componentes e sobre o acamamento das plantas do cultivar de soja CD 214 RR. O experimento foi conduzido a campo, em delineamento blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema bifatorial. O fator A foi constituído por cinco tratamentos herbicidas:  carfentrazone nas doses 6, 10 e 22 g ha-1 de i.a., lactofen 144 g ha-1 de i.a. e testemunha sem aplicação. O fator B foi constituído por seis épocas de avaliação de injúria e sete épocas para altura de planta e acamamento. Foram determinadas a injúria, altura, acamamento, componentes e rendimento de grãos de soja e rendimento biológico aparente. Os herbicidas lactofen e carfentrazone reduziram a altura e, consequentemente, o acamamento das plantas de soja. Carfentrazone foi mais fitotóxico e mais eficaz em reduzir a altura de plantas de soja do que lactofen. Lactofen resultou em rendimento de grãos de soja mais elevados do que as diferentes concentrações de carfentrazone, embora ambos não tenham diferido do rendimento de grãos da testemunha sem herbicidas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen, Mestre em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, doutorando em Fitotecnia, ênfase em herbologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Plantas de Lavoura.
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro-Agrônomo, Mestre. Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro-Agrônomo, Doutor. Departamento de Agrárias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheira-Agrônoma, Mestre. Departamento de Agrárias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
##submission.authorWithAffiliation##
Engenheiro-Agrônomo, Mestre.  Ãrea de Difusão de Tecnologia, Instituto Agronômico do Paraná
Publicado
2016-09-10
Como Citar
GALLON, Mateus et al. Ação de herbicidas inibidores da PROTOX sobre o desenvolvimento, acamamento e produtividade da soja. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 232-240, set. 2016. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/471>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v15i3.471.
Seção
Seletividade de herbicidas a espécies cultivadas

Palavras-chave

carfentrazone-ethyl; Glycine max; lactofen