Eficácia de glyphosate na dessecação de braquiárias em dois níveis de biomassa

  • Paulo César Timossi UNIVERSISDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ
  • Dieimisson Paulo Almeida Eng. Agr. Mestre em Agronomia – Doutorando em Agronomia/Produção Vegetal na UNESP – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal, SP. Depto. Fitossanidade, CEP: 14.884-900.
  • Andréia Rodrigues Ramos Eng. Agr. Mestre em Agronomia – Doutorando em Agronomia/Agricultura na UNESP – Câmpus de Botucatu, Botucatu, SP. Depto. de Produção Vegetal, CEP: 18610-307.
  • Patrícia Aparecida de Carvalho Felisberto Eng. Agr. Mestre em Agronomia – Doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal na UNESP – Câmpus de Jaboticabal, Jaboticabal, SP. Depto. Fitossanidade, CEP: 14.884-900.
  • Suzete Fernandes Lima Eng. Agr. Mestre em Agronomia, Doutoranda em Ciências Agrárias/Agronomia no IFGoiano – Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, Brasil.
  • Uadson Ramos Silva Secretário de agricultura de Itarumã - GO

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a eficácia de glyphosate na dessecação de Urochloa ruziziensis, U. decumbens e U. brizantha cv. Piatã em dois níveis de biomassa para estabelecimento de plantio direto em áreas de Cerrado. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas de dois níveis de biomassa e as subparcelas foram constituídas por quatro dosagens do herbicida glyphosate na marca comercial Roundup Ultra® a 0,65; 1,30, 1,95 e 2,60 kg ha-1 de equivalente ácido. A aplicação foi realizada com pulverizador customizado pressurizado a CO2 com pressão constante de 210 kPa munido de barra com oito bicos com pontas TT110015, espaçados em 0,5 m e consumo de calda equivalente a 100 L ha-1. As avaliações basearam-se na porcentagem de controle da massa vegetal, realizada aos 10, 15 e 20 dias após a aplicação. Conclui-se que a U. ruziziensis é mais sensível ao glyphosate que as demais espécies pesquisadas e que os níveis de biomassa influenciam na dose a ser ministrada apenas para a U. decumbens e U. brizantha cv. Piatã.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professor Adjunto da Agronomia, com atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão em Matologia e Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários.
Publicado
2016-12-10
Como Citar
TIMOSSI, Paulo César et al. Eficácia de glyphosate na dessecação de braquiárias em dois níveis de biomassa. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 15, n. 4, p. 313-322, dez. 2016. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/490>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v15i4.490.
Seção
Manejo de plantas daninhas

Palavras-chave

controle químico, herbicidas; cobertura vegetal; Urochloa sp.