-
Hélida Campos de Mesquita
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Campus Apodi.
-
Francisco Cláudio Lopes de Freitas
Universidade Federal de Viçosa
-
Francisco Rodrigues Freire Filho
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
-
Márcio Gledson Oliveira da Silva
Syngenta
-
Jorge Luiz Xavier Lins Cunha
Universidade Federal de Alagoas
-
Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues
Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido
Resumo
Apesar da extensa área cultivada no Brasil e da crescente demanda sobre informações acerca do controle de plantas daninhas, poucos trabalhos são encontrados na literatura relatando a eficácia e a seletividade de herbicidas para a cultura do feijão-caupi (Vigna unguiculata). Diante disso, conduziu-se este trabalho com o objetivo avaliar a seletividade e eficácia de herbicidas para cultivares de feijão-caupi. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 13, com dois cultivares (BRS Xiquexique e BRS Guariba) e 13 estratégias de manejo de plantas daninhas (1: S-metolachlor, 2: metribuzin + fluazifop, 3: imazamox + fluazifop, 4: bentazon + fluazifop, 5: imazamox + bentazon + fluazifop, 6: imazetapyr + fluazifop, 7: fomesafen + fluazifop, 8: lactofen + fluazifop, 9: chlorimuron + fluazifop, 10: chlorimuron + lactofen + fluazifop, 11: capina + fluazifop, 12: testemunha capinada e 13: testemunha sem capina). Verificou-se que não há diferença de seletividade dos herbicidas avaliados para os cultivares BRS Guariba e BRS Xiquexique; os herbicidas 1, 3, 4, 5, e 6 são seletivos para a cultura do feijão-caupi; as misturas 7 e 8 causaram severa intoxicação, prolongamento do ciclo e redução na produtividade do feijão-caupi; Os herbicidas 2, 9 e 10 não são seletivos para o feijão-caupi; as misturas de herbicidas 5 e 6 foram eficazes no controle das espécies de plantas daninhas presentes na área com produtividade equivalente à testemunha capinada; a eficácia de herbicidas ou misturas de herbicidas para o controle de plantas daninhas depende da comunidade infestante.
Biografia do Autor
##submission.authorWithAffiliation##
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Apodi, onde atua nos Cursos Técnicos de Agricultura e Zootecnia, ministrando as disciplinas de Olericultura, pós-colheita de frutos e hortaliças e Defesa Sanitária. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido. Atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Manejo de Plantas Daninhas na produção de hortaliças e culturas anuais. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (UFERSA) em 2011. Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (UFERSA) em 2009.Â
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Foi professor da Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (UFERSA) entre 2006 e 2014 e atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo integrado de plantas daninhas, comportamento de herbicidas no ambiente, tecnologia de aplicação de herbicidas e plantio direto. Foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFERSA (Conceito 5 - CAPES) no perÃodo de novembro 2008 a outubro de 2010 e vice Coordenador do referido Programa no perÃodo de 2012 a 2014.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1971-1974), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1978-1980), doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (1984-1988) e Pós-Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Auburn University, Alabama, Estados Unidos da América (1994-1995). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética e Melhoramento de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), também conhecido como feijão-macassa e feijão-de-corda.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2007), mestrado em Fitotecnia (Agricultura Tropical) pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2010) e doutorado em Fitotecnia (Agricultura tropical) pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2015). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo integrado de plantas daninhas, tecnologia de aplicação e plantio direto. Atualmente é consultor da estação quarentenaria nÃvel I da Syngenta em Aracati).
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação e Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas. É Doutor em Fitotecnia, com área de concentração em manejo de plantas daninhas pela Universidade Federal Rural do Semiárido. Tem experiência na área de Engenharia AgrÃcola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação e manejo de pastagens degradadas, manejo de plantas daninhas, melhoramento vegetal, irrigação, fruticultura, nutrição de plantas, enxertia de plantas, Horticultura, Olericultura. É Professor do Curso de Pós Graduação do Programa de Proteção de Plantas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Professor voluntário das disciplinas, Manejo de plantas Daninhas em Pastagens e Culturas AgrÃcolas de Interesse Zootécnico. Ministrou aula como professor convidado do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade Mauricio de Nassau das Disciplinas: Sociedade e Meio Ambiente e Analise de Risco Ambiental.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (2009). Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (2013). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em proteção de plantas, atuando na área de manejo de patógenos radiculares, manejo de plantas daninhas e microbiologia. Professora substituta na disciplina de Manejo de Plantas Daninhas. Atualmente é aluna de doutorado no programa de pós graduação em Fitotecnia da UFERSA.Â
Seção
Seletividade de herbicidas a espécies cultivadas
Palavras-chave
controle quÃmico; plantas daninhas; Vigna unguiculata (L.) Walp