Eficiência técnica e retorno econômico do manejo de buva resistente ao glyphosate em pré-emergência da soja

  • Cristiano Piasecki Doutorando no programa de fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). http://orcid.org/0000-0002-2868-6863
  • Marcos Ivan Bilibio Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Joanei Cechin Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Maicon Fernando Schmitz Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Jonas Rodrigo Henckes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Leandro Oliveira da Costa Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)

Resumo

A liberação comercial da soja Roundup Ready® favoreceu o manejo de plantas daninhas e possibilitou o cultivo da soja RR® e a aplicação do glyphosate em pós-emergência da cultura. No entanto, o uso intensivo deste herbicida selecionou biótipos de buva resistentes e dificultou o controle. Muitos trabalhos avaliam a eficiência técnica de herbicidas, porém, na maioria das vezes, o retorno econômico não é analisado na tomada de decisão sobre a escolha dos herbicidas a serem aplicados. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência técnica e o retorno econômico da aplicação de associações e doses de herbicidas no manejo de buva resistente ao glyphosate em pré-emergência da soja. O experimento foi conduzido à campo no delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de associações entre glyphosate, 2,4-D, saflufenacil, diclosulam, chlorimuron-ethyl e flumioxazin. As variáveis analisadas foram controle de buva e fitotoxicidade na soja aos 7, 14, 21 e 35 dias após a aplicação e o rendimento de grãos da soja. O retorno econômico dos tratamentos foi calculado em função do custo dos herbicidas e do rendimento de grãos da soja. Os resultados de controle e rendimento demonstraram que a associação de glyphosate, chlorimuron-ethyl, flumioxazin e 2,4-D e, glyphosate, chlorimuron-ethyl, 2,4-D e saflufenacil apresentaram as melhores respostas de eficiência técnica e, a aplicação do glyphosate, chlorimuron-ethyl e 2,4-D apresentou o melhor retorno econômico. Entretanto, o aumento nas doses de chlorimuron-ethyl e sua associação com flumioxazin não melhorou o controle da buva.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Cristiano Piasecki, natural de Guarani das Missões/RS. Engenheiro Agrônomo e mestre em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em fitossanidade/herbologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas-RS.

Profissional com experiência de campo adquirida durante mais de quatro anos de trabalho em fazendas no Sul do Piauí e Maranhão, onde desempenhou atividades relacionadas com as culturas do algodão, soja, milho e arroz.

Trabalhou na área técnica da Dow AgroSciences e DuPont. Após teve uma experiência de cerca de dois anos no setor de marketing e desenvolvimento de produtos na DuPont. 

Cursou MBA em Produção Vegetal pelo Instituto Didatus, e está cursando MBA em Marketing com Ênfase em vendas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Técnica Guaramano.

 

##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
##submission.authorWithAffiliation##
Doutorando no programa de fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando no programa de fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando no programa de fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
##submission.authorWithAffiliation##
Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), campus de Júlio de Castilhos, RS.
Publicado
2017-03-10
Como Citar
PIASECKI, Cristiano et al. Eficiência técnica e retorno econômico do manejo de buva resistente ao glyphosate em pré-emergência da soja. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 20-29, mar. 2017. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/510>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v16i1.510.
Seção
Manejo de plantas daninhas

Palavras-chave

Conyza spp.; controle; custo; associação de herbicidas