Crescimento e teor de pigmentos de Paspalum notatum em resposta a aplicação de herbicidas

  • André Prechlak Barbosa Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Dana Kátia Meschede Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Guilherme Augusto Cito Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Henrique Freiria Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Felipe Favoretto Furlan Universidade Estadual Londrina - UEL
  • Luiz Abilio Ribeiro Alves Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Michele Cristina Junco Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

A grama batatais (Paspalum notatum) é uma poacea, resistente ao pisoteio, restrição hídrica e baixa fertilidade do solo, porém, exige cortes frequentes para eliminar o excesso de biomassa produzido. Para inibir o crescimento dos gramados e evitar ou retardar a operação de corte, têm sido testados reguladores de crescimento e herbicidas. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de três herbicidas como reguladores de crescimento em grama batatais, e sua influência no crescimento e teor de pigmentos cloroplastídicos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com três herbicidas (glyphosate, isoxaflutole e tembotrione) e cinco doses (0, 68, 136, 272, 544 g e.a. ha-1; 0, 24, 48, 96, 192 g i.a. ha-1 e 0, 13, 26, 52, 104 g i.a. ha-1), respectivamente, com quatro repetições. Foram avaliadas as características, fitointoxicação, massa seca, altura do gramado e teor de pigmentos cloroplastídicos. Os dados foram submetidos a análise de variância e, quando constatada significância, foi realizado o teste de regressão até segundo grau separadamente para cada herbicida. Os herbicidas demonstram eficiência no controle do porte do gramado, no entanto, constata-se efeito fitotóxico com o incremento das doses e o prejuízo no o aspecto estético do gramado. O isoxaflutole possui maior potencial para ser utilizado com redutor de crescimento para a grama batatais, devido à baixa dose necessária para reduzir a altura e a pouca fitointoxicação. O teor de pigmentos cloroplastídicos é alterado de maneira singular por cada herbicida utilizado, e têm relação direta com a massa seca das folhas.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2017-06-10
Como Citar
BARBOSA, André Prechlak et al. Crescimento e teor de pigmentos de Paspalum notatum em resposta a aplicação de herbicidas. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 152-162, jun. 2017. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/520>. Acesso em: 09 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v16i2.520.
Seção
Seletividade de herbicidas a espécies cultivadas

Palavras-chave

grama-batatais; controle químico; manutenção de gramado; herbicidas pós-emergentes; redução de porte