Efeitos de diferentes condições de umidade do solo e profundidades de germinação de Brachiaria plantaginea e Digitaria spp. sobre a eficácia do herbicida amicarbazone
Resumo
       Um experimento foi realizado em casa-de-vegetação, com o objetivo de avaliar a eficácia do herbicida amicarbazone no controle de Brachiaria plantaginea e Digitaria spp. em função da profundidade de germinação e condições de umidade do solo. Os tratamentos foram constituÃdos por cinco profundidades de germinação das plantas daninhas (1; 2; 3; 4 e 5 cm) e quatro condições de umidade (15 mm de chuva seguido da aplicação de herbicida; 15 mm de chuva seguido de aplicação de herbicida e 15 mm de chuva aos 7 dias após a aplicação (DAA); 15 mm de chuva seguido de aplicação de herbicida e 15 mm de chuva aos 14 DAA; aplicação do produto em solo seco e 15 mm de chuva aos 14 DAA), e testemunha sem aplicação do herbicida, dispostos em esquema fatorial 5 x 5, com quatro repetições. As sementes das plantas daninhas foram semeadas em vasos nas diferentes profundidades de germinação e realizaram-se avaliações visuais de controle das plantas aos 14, 28 e 42 dias após a aplicação (DAA). Observou-se que para B. plantaginea, os melhores resultados de controle ocorreram nos tratamentos com a ocorrência de chuvas, sendo observadas falhas iniciais no controle, quando o produto foi aplicado em solo úmido e sem ocorrência de chuvas nas profundidades de 1, 2 e 5 cm, com a recuperação e bons nÃveis de controle aos final do estudo. Para Digitaria spp. foram observados bons nÃveis de eficácia de controle das plantas, nas diferentes condições de aplicação.
Publicado
2009-12-10
Como Citar
CARBONARI, Caio Antonio et al.
Efeitos de diferentes condições de umidade do solo e profundidades de germinação de Brachiaria plantaginea e Digitaria spp. sobre a eficácia do herbicida amicarbazone.
Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 68-74, dez. 2009.
ISSN 2236-1065.
Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/70>. Acesso em: 10 jan. 2025.
doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v8i3.70.
Seção
Manejo de plantas daninhas
Palavras-chave
Planta daninha; lixiviação; adsorção