Aplicação aérea de grânulos de argila como veículo de herbicidas para o controle de plantas daninhas em área de reforma de eucalipto

  • Caio Antonio Carbonari Faculdade de Ciências Agronomicas - FCA/UNESP
  • Edivaldo Domingues Velini
  • Giovanna Larissa Gimenes Cotrick Gomes
  • Luis Marcelo Siono
  • Ernesto Norio Takahashi
  • Sergio Ricardo Portes Bentivenha

Resumo

Foi realizado um experimento, em uma área de reforma da cultura do eucalipto, no município de Capão Bonito, SP, Brasil, com o objetivo de avaliar a eficácia da aplicação aérea de grânulos de argila como veículo dos herbicidas sulfentrazone e isoxaflutole, no controle de plantas daninhas em uma área de reforma de eucalipto. Foi realizada aplicação aérea dos herbicidas sulfentrazone, nas doses de 500 e 750 g ha-1 e isoxaflutole, nas doses 150 e 225 g ha-1, utilizando-se como veículo grânulos de argila com densidade de 1,05 g cm-3, alta capacidade de absorção (24 mL 100 g-1), alta resistência ao desgaste e tamanho das partículas entre 500 microns e 1 mm. Também foram realizadas aplicações dos mesmos produtos e doses com um pulverizador convencional de calda líquida, acoplado a um trator. Além destes tratamentos foi mantida uma parcela testemunha sem aplicação dos herbicidas. Nas parcelas experimentais foram semeadas as espécies Brachiaria decumbens, Ipomoea grandifolia, Merremia cissoides e Panicum maximum, sendo realizadas avaliações visuais de controle aos 75 e 110 dias após aplicação. Foram observados baixos níveis de controle para os dois herbicidas testados na menor dose. O sulfentrazone na dose 750 g ha-1 apresentou melhores resultados no controle de B. decumbens e P. maximum para a aplicação sólida e resultados similares para as duas modalidades de aplicação para as demais espécies de plantas daninhas. O isoxaflutole na dose de 215 g ha-1 apresentou inicialmente resultados melhores para aplicação convencional e ao final do experimento níveis similares ou maiores para aplicação na formulação sólida, em relação à aplicação convencional, indicando um aumento no período residual do herbicida.
Publicado
2011-12-10
Como Citar
CARBONARI, Caio Antonio et al. Aplicação aérea de grânulos de argila como veículo de herbicidas para o controle de plantas daninhas em área de reforma de eucalipto. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 10, n. 3, p. 257-265, dez. 2011. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/119>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v10i3.119.
Seção
Tecnologia de aplicação de herbicidas

Palavras-chave

Eucalyptus spp; isoxaflutole; sulfentrazone; tecnologia de aplicação