Aplicação aérea de grânulos de argila como veÃculo de herbicidas para o controle de plantas daninhas em área de reforma de eucalipto
Resumo
Foi realizado um experimento, em uma área de reforma da cultura do eucalipto, no municÃpio de Capão Bonito, SP, Brasil, com o objetivo de avaliar a eficácia da aplicação aérea de grânulos de argila como veÃculo dos herbicidas sulfentrazone e isoxaflutole, no controle de plantas daninhas em uma área de reforma de eucalipto. Foi realizada aplicação aérea dos herbicidas sulfentrazone, nas doses de 500 e 750 g ha-1 e isoxaflutole, nas doses 150 e 225 g ha-1, utilizando-se como veÃculo grânulos de argila com densidade de 1,05 g cm-3, alta capacidade de absorção (24 mL 100 g-1), alta resistência ao desgaste e tamanho das partÃculas entre 500 microns e 1 mm. Também foram realizadas aplicações dos mesmos produtos e doses com um pulverizador convencional de calda lÃquida, acoplado a um trator. Além destes tratamentos foi mantida uma parcela testemunha sem aplicação dos herbicidas. Nas parcelas experimentais foram semeadas as espécies Brachiaria decumbens, Ipomoea grandifolia, Merremia cissoides e Panicum maximum, sendo realizadas avaliações visuais de controle aos 75 e 110 dias após aplicação. Foram observados baixos nÃveis de controle para os dois herbicidas testados na menor dose. O sulfentrazone na dose 750 g ha-1 apresentou melhores resultados no controle de B. decumbens e P. maximum para a aplicação sólida e resultados similares para as duas modalidades de aplicação para as demais espécies de plantas daninhas. O isoxaflutole na dose de 215 g ha-1 apresentou inicialmente resultados melhores para aplicação convencional e ao final do experimento nÃveis similares ou maiores para aplicação na formulação sólida, em relação à aplicação convencional, indicando um aumento no perÃodo residual do herbicida.
Publicado
2011-12-10
Como Citar
CARBONARI, Caio Antonio et al.
Aplicação aérea de grânulos de argila como veÃculo de herbicidas para o controle de plantas daninhas em área de reforma de eucalipto.
Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 10, n. 3, p. 257-265, dez. 2011.
ISSN 2236-1065.
Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/119>. Acesso em: 10 jan. 2025.
doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v10i3.119.
Seção
Tecnologia de aplicação de herbicidas
Palavras-chave
Eucalyptus spp; isoxaflutole; sulfentrazone; tecnologia de aplicação