Distribuição, diâmetro de gotas e fitoxicidade de herbicidas aplicados em mudas de eucalipto com pontas de indução de ar

  • Bruna Pires da Silva Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP - campus Jaboticabal)
  • Ângela Aparecida Machado Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP - campus Jaboticabal)
  • Edson Diniz da Fonseca Suzano Papel e Celulose
  • Marcelo da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP - campus Jaboticabal)

Resumo

As pontas de pulverização são responsáveis pela formação das gotas, sendo que cada tipo de ponta exerce uma função diferente, com características próprias relacionadas à deposição de gotas de acordo com alvo que se deseja atingir. Este trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição, diâmetro de gotas e fitotoxicidade dos herbicidas glyphosate e isoxaflutole, aplicados em mudas de eucalipto com pontas de indução de ar (AIUB 04 e TTI 110 04). O espectro do diâmetro de gotas foi determinado em analisador de tamanho de partículas por difração de luz laser. Os perfis de distribuição volumétrica foram avaliados em mesa de deposição, para a coleta da calda pulverizada. As avaliações visuais da fitotoxicidade dos herbicidas foram realizadas aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação. Ao final do período experimental determinou-se a massa de matéria seca de caule e folhas. A ponta de TTI 110 04 teve maior diâmetro mediano volumétrico (DMV), menor percentual de gotas menores que 100 µm e menor coeficiente de uniformidade de gotas em comparação com a ponta AIUB 04, independentemente da calda utilizada. Para a ponta de pulverização modelo TTI 110 04, os espaçamentos de 0,45 e 0,75 cm apresentaram melhor uniformidade (coeficiente de variação menor que 10%). O modelo AIUB 04 não resultou em nenhum coeficiente de variação aceitável. A aplicação de glyphosate com a ponta AIUB 04 aumentou a fitointoxicação. O herbicida isoxaflutole mostrou-se seletivo ao eucalipto.
Publicado
2014-12-10
Como Citar
SILVA, Bruna Pires da et al. Distribuição, diâmetro de gotas e fitoxicidade de herbicidas aplicados em mudas de eucalipto com pontas de indução de ar. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 225-234, dez. 2014. ISSN 2236-1065. Disponível em: <https://ojs.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/266>. Acesso em: 10 jan. 2025. doi: https://doi.org/10.7824/rbh.v13i3.266.
Seção
Tecnologia de aplicação de herbicidas

Palavras-chave

tecnologia de aplicação; espaçamento entre pontas; seletividade; caracterização de gotas